domingo, 31 de janeiro de 2010

Cognição - A virgularização da Alma.

Nunca gostei de vírgulas. Daqueles pequenos pontos com uma calda virada para a esquerda, criados para nos fazerem respirar. Jamais gostei da ideia de ter regredir os meus pensamentos por causa de uma vírgula mal colocada, ou então, por ter me esquecido de que elas existiam. Para mim as frases deveriam ser ditas tal e qual foram criadas. Sem vírgulas. Sem nada que as interrompessem e que as cortassem ao meio.
#
Sou avessa a qualquer tipo de regra gramatical, ou melhor, sou avessa a qualquer tipo de regra, sejam elas imprescindíveis ou não. Sou rebelde, dizem-me eles. Só porque eu não gosto de virgular aquilo que sinto. Será o meu coração o único a se negar a aderir tais regras gramaticais? A intelectualidade de um génio não está na aplicação de uma vírgula, mas sim, no conteúdo daquilo que é proferido. E que se foda o sentido. Com ela ou sem ela, ninguém, nunca, entenderá a cem por cento aquilo que digo. Nem eu sou capaz de me desenvencilhar dos embaraços cognitivos. E quando sou, não é a vírgula que faz com que eu me compreenda, e sim, aquilo que não foi dito. Isso porque para se entender aquilo que não se diz, é preciso levantar o manto negro que encobre os sentimentos mais profanos. É preciso decifrar aquilo que os olhos não vêem por se negarem a ler o que não é separado por uma vírgula. E, acima de tudo, é crucial que escutemos a voz dos nossos pensamentos. Aquela que lê em voz alta enquanto estamos em silêncio. A única que se faz escutar quando nos negamos a ler em voz alta. A mesma que se nega a ler as vírgulas porque virgular aquilo que se sente não faz sentido. Nunga gostei de vírgulas, para mim, a virgularização do coração é o maior erro gramatical da alma.

Um comentário:

Jean Valjean disse...

Pataquepariu! Genial, sobrinha, genial. Tococê e não abro, não fecho, não me mexo, não nada, não, não, não. Texto do catano. Abaixo a virgularização da vida!
Abreijos do tio, que cada vez que lê seus textos e vê aqueles bonequinhos fica muito feliz!